Física, UFES, cafis.ufes@gmail.com

Física, UFES, cafis.ufes@gmail.com
                                                 "A FÍSICA É PARA A VIDA" - (Leonard Mlodnow)

segunda-feira, 18 de junho de 2007

Feira de Cursos de Graduação.

No último domingo, dia 17 de junho de 2007, aconteceu a feira de cursos de graduação realizados em conjunto com o Projeto Conexões Saberes e o grupo de Projetos de Extensão e Treinamento(PET) do Curso de Psicologia. Em contato direto com o curso de Física estavam as alunas Fabiana e Waleska, bolsistas do PET que solicitaram a presença dos alunos do nosso curso de física.


Em especial agradecimento devo agradecer à participação de Samuel (por ter se voluntariado sozinho, sem o contato do cafis e caído de pára-queda); Thiago Bispo, Igor Bellucio (se alternando entre o ginásio e a reitoria) e Leandro Soneca Amorim.

Entre os professores o Curso de Física presta respeito e sinceros agradecimentos à Professora Fernanda Pandini e Professor Sérgio Mascarello Bisch do Planetário de Vitória, Professor Ballester do Núcleo de Ciências e Pró-Reitoria de Extensão e o Professor Narciso Ferreira Santo do Laboratório de Instrumentação para o Ensino da Física.

Os graduandos de física atenderam em média 150 a 200 alunos de pré-vestibulares sejam particulares ou comunitários mas pode se perceber uma estimativa de 1000 alunos durante todo o dia na quadra poliesportiva da universidade.

Ao apresentar, na sequência, a Eletrização por atrito de Winchurch, o Transformador de Energia Mecânico-Magnético, as aplicações da Tensão Superficial, o Mini-Banco Óptico e o slide-show do Curso de Física, os alunos ficavam com brilho nos olhos e saíam da apresentação com outra visão extremamente mais positiva em relação à física. Entre outras informações, os graduandos se preocuparam em mostrar que é possível ganhar um salário médio de 400 reais como bolsista ou professor da rede estadual enquanto aluno de graduação e, que ao fim de uma graduação esse valor tende a aumentar significativamente.

Foi abordado também que áreas, aparentemente elitizadas e fechadas, frequentadas apenas por pessoas de intelecto muito avançado não existem no nosso curso - todo o conhecimento tem um começo e ganha evolução e sofisticação físico-matemática com passos vagarosos e com muito estudo. A cosmologia; astronomia e astrofísica; física de plasmas, física atômica e molecular, física experimental e todas as grandes áreas abertas para mestrado e doutorado no nosso curso foram colocadas em pauta.


Esperamos ter feito um bom trabalho para com os futuros alunos da graduação em física, em especial, para com aqueles que apenas podem frequentar cursinhos comunitários e carentes.
Para o momento é isso.
Abraços,
Fabrício.

Nenhum comentário: