Física, UFES, cafis.ufes@gmail.com

Física, UFES, cafis.ufes@gmail.com
                                                 "A FÍSICA É PARA A VIDA" - (Leonard Mlodnow)

domingo, 10 de junho de 2007

Coordenadores

Olá Pessoal da Física,
Presto me a fazer um post sobre uma discussão vigente na nossa graduação: O novo coordenador de curso, Professor Laércio Ferraciolli, tem tomado novas posturas em relação ao coordenador antigo, Prof Sidney Francisco Machado. A reclamação mais pertinente que escutei dos alunos é sobre a emissão de declarações com a finalidade de empregar os alunos em estágios e em escolas.

Em resposta: Reclamações devem ter fundamento. Os alunos que se sentirem prejudicados podem recorrer ainda à instâncias maiores dos cursos, como a direção e o conselho de ensino. Se ainda acharem pertinente, existe uma instância chamada ouvidoria, na qual sou um pouco inexperiente pra poder explicar. Já li algo contando que a ouvidoria é um recurso do qual o aluno também deve se valer para conquistar (ou pelo menos reinvidicar) seus direitos.

O ponto de vista do aluno é o primeiro que enxergamos. Agora, gostaria de falar sobre o ponto de vista de um novo coordenador. Acredito que o Prof Laércio tem objetivos fortes para com o curso de graduação. Dentre eles: melhorar o desempenho dos estudantes dentro do curso, visto que mais de 50% dos estudantes apresenta altíssima taxa de reprovações e reincidência em matérias, e contribuir para a diminuição da evasão de estudantes ainda calouros - tal coisa se mostra clara depois dos eventos realizados no início desse semestre.

O CAFIS não consegue resolver todos os problemas. Nosso centro acadêmico não consegue operar milagres. Conseguimos constatar problemas e propor soluções. Nem todas com viabilidade em nossas mãos. Com a questão do novo coordenador podemos verificar as causas e os objetivos da nova política adotadas pelo Professor-Coordenador antes de formalizarmos nossas reclamações.

Espero sugestões antes de novos pedidos. Vamos nos juntar aos professores para sabermos o que é possível ser feito antes de qualquer impasse.
Abraços,
Fabrício.

Nenhum comentário: