Viemos através desta comunicar a atual situação dos alunos de pós-graduação em Física.
Conforme normas da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), cada estudante de pós graduação deve ter local de estudo, com a finalidade de desenvolver suas atividades de estudo e pesquisa. O espaço destinado aos estudantes é critério de avaliação dos cursos de pós-graduação.
O programa de Pós-Graduação em Física conta atualmente com 65 alunos, entre mestrandos e doutorandos e figura entre os programas da UFES que mais publicam trabalhos em periódicos nacionais e internacionais. Possui conceito 5 na CAPES, estando entre os principais cursos de pós graduação do país. Já são 15 anos de programa, com mais de 50 dissertações de mestrado e 5 de doutorado defendidas.
No entanto, o local destinado aos estudantes possui capacidade para alocar somente 11 alunos. Os demais estão sem local de estudos ou em laboratórios que não oferecem condições, devido à presença de equipamentos de medidas que podem vir a emitir gases, radiação, etc.
Esta é uma realidade de todos os cursos de pós-graduação do Centro.
Enquanto isso, percebe-se que o espaço físico do CCE é distribuído de forma a preterir os estudantes, não somente os de pós-graduação, em favor de orgãos administrativos.
Afinal de contas, qual é a prioridade do CCE?
Será que são os alunos, sem os quais não faz sentido a palavra "Universidade"?
Atenciosamente
Estudantes de Pós Graduação em Física.
Nenhum comentário:
Postar um comentário