Física, UFES, cafis.ufes@gmail.com

Física, UFES, cafis.ufes@gmail.com
                                                 "A FÍSICA É PARA A VIDA" - (Leonard Mlodnow)

domingo, 29 de abril de 2007

Palestra sobre o LNLS





É muito bom ver que um trabalho foi bem sucedido. Me refiro aqui à primeira palestra que o Prof. Dr. Marcos Tadeu D´Azeredo Orlando ministrou sobre os princípios básicos de funcionamento e de Administração do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron.






O contato constante do Presidente do CAFIS, Felipe Scaramussa, vulgo "Rosca", foi determinante para que o Professor Marcos Tadeu marcasse esse gol. E quando me refiro a fazer um gol não falo apenas de reuir os alunos interessados para que eles façam uma viagem. Me refiro também a algumas mudanças na organização um pouco ortodoxa do CCE, com todo o respeito que tenho pelo meu centro de estudos.






Pra começo de conversa: pela primeira vez eu assisti uma preleção em que até os calouros conseguiram entender. Falo isso semintenção de assumir preconceitos nem ofensas por que calouros estão chegando agora e ainda não tiveram a oportunidade de "farejar" a física nos seus aspectos mais interessantes e intensos, onde os jargões técnicos requerem um complexo arcabouço de vocábulos e de articulação mental de equações. Dessa maneira, um professor com mais compreensão precisa destilar, debulhar, explicar algumas coisas com algumas palavras mais populares. E foi exatamente o que o palestrante em questão fez.





Outra: Alunos da noite, em geral, trabalham e não conseguem assistir as palestras da tarde. Partindo do pressuposto que o nosso curso precisa ser democrático, queremos que todos tenham a mesma chance de viver as mesmas experiências. Se vamos viajar, viajemos alunos da noite e da tarde; se haverá palestras, que os alunos da noite e da tarde tenham oportunidade de assistir.





Mais uma: Não é só o Rio de Janeiro e São Paulo que capacitam pessoas para participar de "importantes" instituições de pesquisa. Temos que ter consciência de quantas portas podem se abrir para nós. E agora conseguimos conversar numa palestra, inclusive sobre as chances que podemos explorar após a graduação.

Se os nerds,veteranos e calouros, já ficaram pirados com essa palestra imagine quando chegarmos à instituição propriamente dita. Podemos até não conseguir nenhum ônibus. Pode ser até que alguns de nós precise de tirar do próprio bolso para visitar essa instituição (já que o Sr. Vice-Rietor Reinaldo Centoducatti ainda não se posicionou a respeito do ônibus). Mas se transporte não for uma vitória pelo menos o primeiro passo já é realidade.

Despertar o interesse em nós mesmos sobre a física é uma tarefa que depende também dos professores. Afinal para onde vai o nosso curso se muitos tem a chave do baú mas ninguém quer abrir?
Abraços,
Fabrício.

TROTE!!!!!




Enfim, estou com os materiais neessários para publicar os dois posts mais comentados e pedidos utlimamente. O Trote dos calouros 2007/1 e a primeira palestra do professor Marcos Tadeu.

O sentimento que me passa quando vejo serem realizados o trote, a visita aos Centros de Ciência da Prefeitura de Vitória e a palestra do Prof Marcos Tadeu é o sentimento de progresso, de amadurecimento, o de passar para as próximas pessoas que entrarem no Curso de Graduação em Física da UFES alguns aspectos um pouco melhores do que os que recebemos. Coisas que apenas um CAFIS INOVADOR pode fazer.

O trote foi planejado, discutido em reuniões fechadas, organizado (com algumas falhas, precisamos admitir) e além de tudo com DIÁLOGO DIRETAMENTE REALIZADO COM OS CALOUROS QUE SE MOSTRARAM COMO OS MAIS INTERESSADOS EM SE ENTROSAR E BRINCAR com esse "rito de passagem" tão clássico que é a convenção do trote.




Reitero o que está sendo dito acima e justifico: Não houve NENHUMA coação dos calouros. Em nenhum momento eles foram coagidos. Ao menor sinal de calouros que não se sentiram bem a Érika (Grampola) estava lá fazendo o que estava ao nosso alcance para que eles fossem acudidos e que a brincadeira continuasse apenas com os que continuassem dispostos.

Me recordo ainda hoje do dia que levei os calouros até o Planetário de Vitória. Muitos que estavam prestes a entrar na cúpula de projeções deixavam a bolsa no balcão com extremo zelo com o objetivo de não deixar quebrare os ovos e não derramar nenhum produto que eles mesmo estavam trazendo para que o CA guardasse para a data secreta da grande festa.





A comissão organizadora, chefiados pelos mafiosos Kim e Igor, parece ter feito um bom trabalho. Recomendo que os calouros possam opinar sobre as falhas e os "gols" que marcamos no dia desse acontecimento. No momento, os calouros estão fazendo a mesma coisa com relação aos passeios. Gostaria de que, se fosse o caso, o Blog do Cafis se tornasse o canal de comunicação com os mesmos a respeito do trote.

A participação dos veteranos, assistindo e interagindo, foi massiva. Muita gente no dia. E muito mais do que calouros saindo sujos de tinta, ovo, farinha, óleo e sabe Deus mais o que tinha naquela caixa de surpresa do pessoal do CA. Até eu tive que aguentar ovada de perto... Ninguém mandou eu me aproximar para bater fotos mais de perto. Zoom foi feito pra evitar isso...Bem feito pra mim!

O que me deixa satisfeito é o fato de que tenho notado mais pessoas com vontade de estudar e combinar grupos de estudos e viagens educadtivas; gente que quer bolsa de pesquisa logo nos primeiros períodos, gente definindo logo cedo área de interesse, gente chamando professores pra sair com alunos pra cervejadas e rodadas de sinuca (Humberto e Fábio que o digam...rs). Em pequena, mas muito pequena escala, os doutores da física vão observar em algum tempo o índice de evasão no nosso curso cair e espero que eles enxerguem a responsabilidade que o CAFIS, e em particular alguns alunos, tiveram nisso.


Abraços,
Fabrício.


PS.: O mais rápido possível farei um backup para que o pessoal do CAFIS disponibilize todas as fotos.

quarta-feira, 25 de abril de 2007

Centros Acadêmicos

Foi adicionada à nossa coluna interativa uma série de links correspondetes aos sites de outros Centros Acadêmicos que não o da UFES. Um dia teremos nosso próprio site, mas por enquanto o Blog está servindo (Assim espero).
Mais uma vez aposto na referência que podemos ter de outros estados e outras instituições: O que eles fazem, problemas que eles já resolveram, e curiosidades que eles podem fornecer sobre tornar o curso de física mais "sobrevivível". Ter um paralelo com a produção de outros pode nos dar um ótimo horizonte do que ainda precisa ser feito.

Um detalhe: Muitas pessoas (principalmente as que conhecem pouco a Universidade e o Curso de Física) podem perguntar: "O que é um Centro Acadêmico, afinal de contas?". E, por isso, incluí ao final da lista (que vai aumentar) um link para um texto que define um Centro Acadêmico e todas as diretrizes adotadas pelo mesmo - é o regimento interno de um Centro Acadêmico. O texto em questão se refere ao C.A. de Física da Universidade Federal de Campina Grande mas é um indicador do que deve representar o nosso CAFIS para os estudantes do CCE-UFES.
Por enquanto é isso.
Abraços,
Fabrício.

Sugestão de assuntos

Bom dia (dia = manhã+tarde+noite),

Caso queiram opinar osbre qualquer tema que possa ser discutido ou escrito aqui nos blogs da física (CAFIS + FABRICIO), fiquem à vontade.

Reitero o pedido de que os calouros 2007/1 façam a avaliação aos centro de ciência por que os coordenadores gostariam de fazer uma avaliação sobre a visita voltada a alunos de graduação.

O Cafis continua com as Reuniões. Deixei de postar os assuntos devido à falta de tempo uma vez que eu precisei de estudar para provas. Mas agora os assuntos de reunião vão voltar a aparecer.
Abraços,
Fabrício.

terça-feira, 24 de abril de 2007

Em pouco tempo

Novo Blog com coisas novas sobre a física. E pretendo fazer do BLOG DO CAFIS e do BLOG DO FABRICIO dois focos de atenção sobre a ciência mais bonita desse mundo: A FÍSICA.

Anota ae no seu caderninho. Ou simplesmente clica aí do lado no meu nome, que vocês encontram com facilidade o "Blog do Fabrício".

http://fabricioparaiso.blogspot.com/
No mais, abraços,
Fabrício.

Professores do CCE

Enfim... encontradas duas páginas organizadas por professores do CCE: a página do Roberto Colistete e a do professor allankardec. Estarei assim adicionando um novo elemento de página: Professores do CCE. Com os dois links de inauguração que cito abaixo:

www.robertocolistete.net/fisica4

paginas.terra.com.br/educacao/alanmat/calculoiv.html

Por enquanto é só. AJUDE A INCREMENTAR O BLOG CASO ENCONTREM NOVOS PROFESSORES COM NOVAS PÁGINAS, OK?
Abraços a todos,
Fabrício.

segunda-feira, 23 de abril de 2007

Série Cosmos



"Tou puto!!!!"... esses alunos de ciência da computação dizem que física é difícil mas eles tinham que ver a batalha que não travei pra conseguir modelar direitinho o blog do CAFIS. Juro que tentei enteder de linguagem html mas prefiro mil aulas do Roberto Colistete de física 4 do que entender essa linguagem doida.


Como não conseguir montar um arquivo separado das "dicas de livros, dvd´s e sites" fazendo eles ficarem sempre no cabeçalho e armazenados que nem post, mas em paralelo, vou exibí-los como post mesmo e não mais como arquivo destaque no cabeçalho da página.


As próximas dicas que tenho para falar estão aí. Mais adiante as novas do que o Felipe, Soneto, Belinha e máfia em geral do CA têm pra informar pra gente. Então fiquem ligados por que os posts (assim espero) vão ficar um pouco mais dinâmicos.




Eis as primeiras dicas do novo formato:



Muito sobre a astronomia e sobre a física cativante pode ser apreciado através da narração de Carl Sagan. Esse cientista foi o protagonista da primeira série de TV em que ciência, história e astronomia estão fundidas: COSMOS, um dos melhores materiais sobre o assunto...um clássico (sempre quis dizer isso...rs).

Para aquele nerd que lê uma crítica e já vai metendo a mão no bolso pra torrar a pobre mesada, vamos com calma. O VEOH, concorrente do youtube tem às mãos a série toda DIGRÁTS. É só acessar www.veoh.com e na barra de pesquisa (search) digitar "cosmos". Pra quem é ratinho do laboratório do LCEx não precisa nem apertar o pause no vídeo pra poder esperar o programa carregar.
Muitas séries de TV já estão disponíveis na net e impresionam pela retórica simples e pela riqueza auviovisual. Aguardem e confiram as próximas...
Abraços,
Fabrício.

Livro: O Universo numa casca de noz - Stephen Hawking


Ao acompanhar as discussões dos calouros em uma das visitas de "boas-vindas" o livro acima citado serviu de referência sobre as novas idéias da física contemporânea.

Pois bem. Todas as críticas a serem tecidas sobre esse livro já foram feitas e, em sua maioria, não são lá positivas. Quem quiser constatar isso é só bater www.google.com e verificar o que dizem.


exemplos de sites que fizeram a crítica:





entre outros.

O que me interessa é apontar para Stephen Hawking entre outrs gênios da física e mostrar que ninguém é perfeito. Se alguém é brilhante em física, pode não ser bom em dissertar para o público leigo e nem por isso temos o fim do mundo. Mas, como muito do que dizem nem sempre é o que pensamos, aconselho aos colegas de curso que, caso se interesse em comprar o livro de Hawking, sentem-se com uma sobra de tempo em livrarias e leiam um bocado as primeiras páginas antes de efetuar a compra. Todos nós temos direito de experimentar bastante o produto antes de levarmos pra casa, quando se trata de livros.

Para o momento é isso.

Abraços,

Fabrício.

Calourada

Com o ensejo de reforçar os vínculos entre estudantes da física ( e quem sabe entre professores... Né Humbertão!!!!) estão todos convidados pra Calourada da física que vai acontecer dia 5 de maio com início às 23 horas no clube dos servidores que fica próximo ao centro de línguas.
Atrações: A banda de forró do Thiagão, sistema de som arrumado pelo Duda Paraíso (VALEW PRIMO!!!), bebida e comida. Pode rolar mais coisas mas até agora estamos nesse pé. Vamos comparecer e zuar muito pessoal.
No mais é isso.
Abraços,
Fabrício.

Contagem Regressiva - LNLS

Aqueles que querem ir ao Laboratório Nacional de Luz Síncrotron se preparem. Quarta Feira, dia 25 às 21 horas na sala 32 do IC-1. Acontecerá o seminário do Professor Marcos Tadeu D´Azeredo Orlando. Sobre a instituição a ser visitada. Aqueles que querem ir ao Laboratório tratem de arrumar um horário livre.
Aqueles que, mesmo depois de versar sobre o tema aqui, não sabem o que é o LNLS, podem enconrtar o link do site na corrimão lateral neste blog, ou digitar

http://www.lnls.br
A data da viagem está prevista para 1 de julho.
É isso.
Abraços,
Fabrício.

segunda-feira, 16 de abril de 2007

ESCLARECIMENTO

Os alunos do programa de pós graduação em física gostariam de deixar claro a todos os professores, servidores e alunos deste centro que em momento algum, durante a ocupação que fizemos no dia 11 de abril, agimos com violência, não só no tratamento com pessoas que ali estavam mas também com relação ao patrimônio desta universidade, como está sendo divulgado pelo diretor deste Centro.
Achamos um absurdo (mas não ficamos surpresos) com esse tipo de acusação, haja visto que nenhum material foi retirado de dentro do prédio (local da ação), ou danificado.
É preciso esclarecer que o que fizemos foi simplesmente ditribuir as mesas que estavam empilhadas no segundo andar em salas do primeiro, possibilitando seu uso, enquanto o prédio não é de fato ocupado, o que no nosso entendimento não constitui um ato de vandalismo, como colocado pelo diretor.
Nosso objetivo não era o de causar nenhum trastorno, mas sim ocupar temporariamente um local ocioso, mesmo que não por muito tempo, já que como sempre TODOS os alunos, independentemente do departamento, são sempre colocados como última prioridade neste Centro.
Esperamos que essa situação de descaso com TODOS os alunos dos programas de pós-graduação do CCE seja resolvida em breve.

Atenciosamente,
Alunos do Programa de Pós-Graduação em Física.

Carta aberta aos estudantes, professores e funcionários do CCE

Viemos através desta comunicar a atual situação dos alunos de pós-graduação em Física.
Conforme normas da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), cada estudante de pós graduação deve ter local de estudo, com a finalidade de desenvolver suas atividades de estudo e pesquisa. O espaço destinado aos estudantes é critério de avaliação dos cursos de pós-graduação.
O programa de Pós-Graduação em Física conta atualmente com 65 alunos, entre mestrandos e doutorandos e figura entre os programas da UFES que mais publicam trabalhos em periódicos nacionais e internacionais. Possui conceito 5 na CAPES, estando entre os principais cursos de pós graduação do país. Já são 15 anos de programa, com mais de 50 dissertações de mestrado e 5 de doutorado defendidas.
No entanto, o local destinado aos estudantes possui capacidade para alocar somente 11 alunos. Os demais estão sem local de estudos ou em laboratórios que não oferecem condições, devido à presença de equipamentos de medidas que podem vir a emitir gases, radiação, etc.
Esta é uma realidade de todos os cursos de pós-graduação do Centro.
Enquanto isso, percebe-se que o espaço físico do CCE é distribuído de forma a preterir os estudantes, não somente os de pós-graduação, em favor de orgãos administrativos.
Afinal de contas, qual é a prioridade do CCE?
Será que são os alunos, sem os quais não faz sentido a palavra "Universidade"?

Atenciosamente
Estudantes de Pós Graduação em Física.

terça-feira, 3 de abril de 2007

Página Física-UFES e Professores

A página oficial do nosso curso hospedado pelo npd está extremamente desatualizada. Poucas informações úteis estão sendo colocadas à disposição.
Aí vai alguns dos e-mails que coletei. Publico esses pois são os e-mails referentes aos professores efetivos no momento. Não em exercício aqui no campus de Goaibeiras mas que, de fato, estão ligados ao nosso CCE.

Alfredo Gonçalves Cunha - alfredo.cunha@pq.cnpq.br
Anderson Coser Gaudio - anderson@cce.ufes.br
Antônio Canal Neto - canal@cce.ufes.br
Armando Biondo Filho - armando@cce.ufes.br
Carlos Larica - larica@cce.ufes.br
Clisthenis Ponce Constantinidis - clisten@cce.ufes.br
Edson Passamani Caetano - edson@cce.ufes.br
Ennio Candotti - ennio@cce.ufes.br
Evaristo Nunes Filho - evaristo@cce.ufes.br
Flávio Gimenes Alvarenga - mailto:flavio@cce.ufes.br
Francisco Elias Jorge - jorge@cce.ufes.br
Francisco Guilherme Emmerich - emmerich@cce.ufes.br
Jair Carlos Checon de Freitas - jair@cce.ufes.br
José Alexandre Nogueira - nogueira@cce.ufes.br
Júlio César Fabris - fabris@cce.ufes.br
Laércio Evandro Ferracioli da Silva - laercio@cce.ufes.br
Manoelito Martins de Souza - manoelit@cce.ufes.br
Marcos Tadeu D'azeredo Orlando - orlando@cce.ufes.br
Narciso Ferreira Santos - narciso@cce.ufes.br
Olivier Piguet - piguet@cce.ufes.br
Ray Viana Sampaio - rayvs@cce.ufes.br
Reinaldo Centoducatte - mailto:reinaldo@cce.ufes.br
Ricardo Coelho de Berrêdo - berredo@cce.ufes.br
Roberto Colistete Jr - roberto.colistete@terra.com.br
Rogério Netto Suave - suave@cce.ufes.br
Sérgio Mascarello Bisch - mailto:smbisch@cce.ufes.br
Sérgio Vitorino de Borba Gonçalves - sergio@cce.ufes.br
Sydney Francisco Machado - sydney@cce.ufes.br

E seguem algumas inserções necessárias ao escopo do DFIS

Armando Takeuchi
Marco Antonio Santos
Humberto Belich - belich@cce.ufes.br
Antonio Alberto R. Fernandes

Tentarei obter o e-mail destes professores o quanto antes.

Agradecimentos ao Professor Jair Checon por colaborar com algumas atualizações necessárias. Sempre que souberem de algo favor informar.
Para o momento é isso.
Abraços,
Fabrício.