Física, UFES, cafis.ufes@gmail.com

Física, UFES, cafis.ufes@gmail.com
                                                 "A FÍSICA É PARA A VIDA" - (Leonard Mlodnow)

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

II Escola Itinerante de Física Aplicada

TEMA: Energia Nuclear e Reator Nuclear do IPEN

Para quem nao esteve presente na ultima sexta-feira, distribuimos esse cronograma das atividades. Convidamos todos a comparecer na proxima segunda.

Cronograma de Atividades.

• Concluído: 12/09/08 - 20:00 as 22:00, na UFES - IC-1, sala 32, projeção e subseqüente discussão sobre o audiovisual "Projeto Manhathan".
• Concluído: 19/09/08 - 19:00 as 21:00, na UFES - IC-1, sala 32, projeção e subseqüente discussão sobre o audiovisual "O acidente de Chernobyl".
• 29/09/08 - 19:00 as 21:00, na UFES prédio B, sala A11, seminário : "Difração de neutrons", proferido pelo prof. Dr. Hamilton Perez Soares Corrêa (UFMS).
• 17/10/08 - 19:00 as 21:00, na UFES, IC-1, sala 32, seminário: "Aplicações da energia atômica", proferido pelo prof. Dr. Marcos Tadeu D'Azeredo Orlando (UFES).
• 10/11/08 - 8:00 as 18:00, IPEN/CNEN - USP, visita ao reator nuclear EAR-1 e visita as instalações de fabricação de radioisótopos do IPEN.

Levem Xerox da Identidade e CPF nos próximos encontros para ajudar na organização.

Legenda: Professor Marcos Tadeu conversando com os alunos.
Professor Humbertão e Convidado (camisa verde e óculos) dialogando com os alunos.
Professor Marcos Tadeu e o graduando Vinícius Toneto mostrando a parceria entre CAFIS e Professores do Departamento de Física.

domingo, 7 de setembro de 2008

X Mostra de Física - Cartaz

Mais informações, clique na imagem para visualizar em tamanho maior.

A mostra de física é um evento organizado exclusivamente pelos alunos da Graduação e do Mestrado. Apoiando temos o departamento de física. Alguns professores como Narciso (que concedeu os experimentos do lief).
Quem puxou a responsabilidade esse ano foi Etory Feller, junto dos seus ajudantes, ou melhor, coordenadores das salas.

A mostra serve para os alunos da Graduação, Mestrado e para os visitantes.
Para os alunos da Graduação, esse privilégio é muito grande, pois nos deparamos em mostrar conceitos físicos para um publico leigo muitas vezes. Modo de falar, tirar dúvidas e o mais importante: Motivar a todos o quão bom é estudar, ler sobre tudo e principalmente sobre física.
Além disso, para os físicos teóricos, analisar cada experimento, rever conceitos que não lembrava. Resumindo: Viver no laboratório!
O mesmo é válido para os alunos do mestrado. Eles podem fazer seminários sobre os conceitos das físicas básicas.
A mostra é para todos!